Susana Auteri

A relação emocional, integral e social são factos que resultam do encontro entre o terapeuta e o doente num contexto ambiental específico (consultório, quarto, casa, etc.), com um objetivo comum: a remissão da doença.

É considerado um relacionamento devido a "interação humana que transmite uma quantidade de informação consciente e inconsciente por meio de linguagem verbal, pré-verbal analógica, e na qual cada participante tenta determinar a natureza do relacionamento e cada um responde com sua própria definição dele, que pode confirmar, rejeitar ou modificar a do outro ".

É emocional: como em todos os relacionamentos, ocorre a troca emocional conhecido como "transferência-contratransferência". A transferência é entendida como várias séries de vivências psicológicas aliviadas, não como pertencentes ao passado, mas referindo-se à pessoa do médico no momento presente; e como contratransferência ao conjunto de emoções que são mobilizadas no terapeuta pelo estímulo que o paciente constitui e sentido estrito, se define como prejuízos do médico.

É abrangente porque deve ser entendido que tanto o médico quanto o paciente são pessoas totais, cujos medos, crenças, ansiedades, habilidades e ignorâncias vão determinar, com maior ou menor eficácia, seus papéis de técnico ou paciente. Quando o médico se concentra exclusivamente na doença para a qual é consultado, costuma vivenciar o encontro com o paciente como uma luta em que se sente obrigado a vencer, por meio de um acerto diagnóstico. Quando isso acontece, a ansiedade deles diminui, mas, ao mesmo tempo, há uma dupla alienação, a do paciente com o médico (já que ele era parente apenas de uma parte do paciente), e a do paciente com sua doença ( acaba fazendo a mesma enfermidade que vê o médico fazer, isola e ataca). Médico, paciente e doença são alienados como três realidades distintas.

Social: se trata de uma relação em que está presente o grupo sociofamiliar do qual o paciente é portador e porta-voz e, por outro lado, devido às características da relação médico-médico, que o tratante está com o profissional que encaminhou o paciente ou com os profissionais que o atenderam anteriormente.

Ao deixar de lado o grupo familiar que se encontra relacionado a enfermidade do paciente, é possível marginalizar aliados e colaboradores na compreensão e remissão da doença, e é expor-se a comportamentos desintegradores, por parte da família, a relação médico-paciente.

A definição menciona que eles têm um objetivo comum. Há momentos em que o objetivo inconsciente perseguido pelo paciente não coincide com o do médico. Por exemplo: quando comparece à entrevista para perpetuar seus males e confirmar que eles não têm solução, mantendo assim os benefícios primários e secundários de sua doença; ou quando apenas comunica o sintoma que considera importante de acordo com seu autodiagnóstico, para que o médico acerte e "confirme" o que pensa, ocultando sua doença real etc.

O objetivo é a remissão da doença. Muitas vezes, a supressão dos sintomas para os quais o paciente é consultado não é sinônimo de remissão da doença. Pense nos casos de deslocamento de doenças, ou de “mágicas" curas pôr efeitos de sugestão, ou porque satisfazem as demandas neuróticas do paciente disfarçadas em sintomas orgânicos.

Se aceito que a doença é uma descompensação da personalidade, mesmo quando é algo tão concreto como uma fratura, trata-se de uma pessoa fraturada em que podem ocorrer conflitos pelos impedimentos que surgem, ou que podem ter sido fraturados por conflitos anteriores que os conduziram para fraturar; Assim, estabelece-se uma relação personalizada, onde a remissão da doença será fruto da colaboração e de uma responsabilidade partilhada, fruto do encaminhamento, encaminhamento do doente para o resgate da liberdade (de saúde) e melhor nível de reinserção social e laboral que pode ocorrer nesse caso particular.

Tipos de relação médico-paciente. Podem ser tão variados quanto há médicos e pacientes, e tendem a mudar à medida que os encontros se repetem, pois toda relação é o resultado de um processo. Para melhor compreensão e para fins didáticos, a classificação de Schavelzon será tomada na forma de uma descrição de casos extremos, embora raramente ocorram em seu estado puro.

1. a) A grande distância. Este médico é caracterizado pela frieza afetiva, objetivação ou parcialização do paciente. Avalia apenas o exame físico; está sempre ocupado com outras coisas importantes que alimentam o seu narcisismo, bloqueando assim a sua capacidade terapêutica ao deixar o doente sozinho com o seu problema, e instilando o pânico, não dando explicações ou o fazendo de forma inadequada (com termos técnicos), etc. Seus pacientes muitas vezes pedem apenas remédios eficazes e podem até evitar a entrevista ligando para ele.
  1. b) Proximidade exagerada. Esse médico se deixa invadir pelos problemas do paciente, bloqueando-se para reconhecer os fatos físicos. Diante da angústia que isso produz, pode apresentar reações fóbicas (encaminhamento para outro profissional) ou contra fóbicas (urgência em reparar a doença como se fosse um membro da família, pedidos compulsivos de análises e estudos). “Você leva o problema para casa”. O paciente assume um papel dependente e dócil, reconhecendo-se como impotente, e ele e sua família utilizam o médico como repositório de todos os seus problemas, solicitando repetidos pedidos de consulta.
  1. e) Distância crítica ou operacional. Este médico se reconhece como homem (não é sábio, nem pai, nem Deus), ajustando suas expectativas de sucesso terapêutico à realidade do paciente como pessoa inteira e às suas próprias possibilidades; reconhece qual é o seu problema e qual é o do paciente; e ele restringe sua onipotência mudando a tendência de "dizer ao paciente" para "perguntar ao paciente". Ele se faz o responsável por sua doença e se reconhece como poderoso.