Oscar M. Laudanno e Daniel Finkelstein

Azia é um termo semiológico que designa a existência de sensação de queimação ou de ácido na região epigástrica. É muito importante que o paciente indique a área em que sente queimação ou azia, para não confundir com azia, que é a sensação de queimação relacionada à região esternal.

Para o paciente, os termos acidez gástricas ou azia têm o mesmo significado, por isso os considera sinônimos. Houve um tempo em que se acreditava que a queimação gástrica se devia à hipercloridria, mas quando se constatou a existência de pacientes com acloridria que às vezes relatam azia e queimação gástrica, esse sintoma perdeu valor para orientar a hipercloridria.

O sintoma é muito frequente em pacientes sem patologia orgânica que são erroneamente diagnosticados como portadores de gastrite. A verdade é que a sensação, nos pacientes com gastrite, ocorre quando há um episódio de exacerbação aguda, geralmente de causa exógena: aspirina, comida, álcool, cigarro, etc. Eliminada a causa, o desconforto deve desaparecer automaticamente. A sensação de queimação pode ter um ritmo, como a dor epigástrica, na síndrome ulcerativa, onde aparece com o estômago vazio e se acalma com a ingestão; nessas circunstâncias, deve-se suspeitar de uma úlcera gastroduodenal.

Sua presença é frequente em indivíduos que ingerem medicamentos de forma crônica, como analgésicos não esteroides, corticosteroides, reserpina, digitálicos, antidepressivos, imunossupressores, todos os medicamentos antituberculose orais, antidiabéticos orais, bluephidina, antibióticos, etc. Esses pacientes em uso de drogas têm gastrite crônica como doença subjacente, e neles o sintoma aparece durante um surto agudo.

Além da dor epigástrica, o paciente com úlcera gástrica ou duodenal frequentemente apresenta queimação epigástrica, geralmente atribuível na úlcera gástrica ao refluxo duodeno gástrico ou gastrite alcalina; na úlcera duodenal, por outro lado, é devido à hipercloridria e à hipersecreção de suco gástrico. O sintoma também é frequentemente observado em grandes bebedores de mate, geralmente doce, nos quais o estômago, quando dilatado pela água, secreta ácido clorídrico e causa acidez; por outro lado, o tabaco produz hipotonia do esfíncter pilórico, com regurgitação biliar e portanto, gera gastrite alcalina, causando sensação de queimação.

Os grandes bebedores de café frequentemente experimentam esse desconforto, pois a cafeína produz hipercloridria, e é frequente que ao ingerir bebidas brancas, conhaque, uísque, muitos sujeitos apresentam acidez; Isso porque se baseiam na gastrite crônica, em que a ação direta do álcool sobre uma mucosa inflamada provoca o aparecimento do sintoma. Também é muito comum ocorrer azia após comer refeições grandes ou compostas; esse fenômeno se deve ao fato de haver um aumento da secreção de bile com o refluxo duodenal, às vezes acompanhado de arrotos com gosto de ovo podre.

A sensação de queimação causada pela ingestão de pepino, rabanete, alho e cebola deve-se à alcalinidade desses alimentos, bem como à dificuldade de trituração, o que leva a uma maior produção de ácido pelo estômago.

Alimentos apimentados, como pimenta malagueta e pimenta, podem eventualmente causar o sintoma; mas foi demonstrado que são citoprotetores da mucosa gástrica e que sua ingestão é benéfica. O mesmo é verdade para o álcool, que em doses médias - por exemplo 250 ml de vinho por refeição - mostra um efeito protetor semelhante nas células do revestimento do estômago.

Muitos pacientes têm azia causada por sitofobia caracterizada por um medo fóbico de alimentos ingeridos. Por fim, existe o paciente com câncer gástrico, em estágio inicial ou avançado, onde o sintoma de azia pode levar ao diagnóstico dessa condição.

No caso de um paciente com acidez, todas as análises de rotina e uma radiografia esôfago gastro duodenal seriada com duplo contraste devem ser solicitadas.